SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue47Duality and ambivalence of teaching identity of bachelor’s professors who works on teacher training undergraduateDiscourses in dispute about the Bibliotheca Infantil (Children's Library) in O Paiz (1894 -1899) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CORREA, Sérgio Roberto Moraes  and  SILVA, Severino Bezerra da. Educação popular e sua renovação crítica: um diálogo com as Epistemologias do Sul. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.200-220. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14004.

O presente artigo se propõe a fazer uma reflexão teórica e epistemológica sobre a Educação Popular (EP) no contexto da sociedade contemporânea de crises e mudanças paradigmáticas, especialmente no Brasil, procurando, a partir da periferia e dos (as) oprimidos (as), estabelecer um diálogo com as Epistemologias do Sul, em particular com Boaventura Santos, a fim de colocar novas questões e sujeitos em cena e debate, para pensar os desafios da renovação crítica da educação popular e identificar os desafios da reinvenção dos processos de emancipação social. Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Keywords : Educação popular; Epistemologias do Sul; Emancipação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )