SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48As figuras do diabo no discurso pedagógicoApreensão de objetos geométricos com o GeoGebra: um estudo com futuros professores de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

COUTINHO, Raissa Regina Silva  e  CARLOS, Erenildo João. A charge sob a ordem do discurso pedagógico: achados enunciativos no cenário da Educação de Jovens e Adultos. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.32-56. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15172.

Este artigo, resultante de uma dissertação de Mestrado, analisa o discurso sobre o uso pedagógico da charge na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A o considerar esse gênero textual como um acontecimento discursivo, a pesquisa realiza uma análise descritiva das singularidades dos discursos, materializados em produções acadêmicas, que anunciam e recorrem à charge como estratégia relacionada à formação dos sujeitos da EJA. Para tanto, utiliza-se como ferramenta a Análise Arqueológica do Discurso de Michel Foucault (2012). Em suma, concluiu-se que, nesse cenário, o professor aparece em uma posição de sujeito mediador, e o aluno da EJA, como um sujeito construtor e autônomo no trabalho pedagógico. O uso pedagógico da charge, como modalidade de leitura, promove uma relação triádica, em que se inserem o sujeito, o texto e a realidade, o que possibilita um processo de reflexão, problematização, levantamento de conhecimentos prévios, compreensão, interpretação, criticidade e diálogo.

Palavras-chave : Discurso; Charge; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )