SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue48The cartoon under the pedagogical discourse order: enunciatory findings on Youth and Adults EducationEnvironmental perception: a study in a municipal public school of Chapecó - Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ZANELLA, Idelmar André; FRANCO, Valdeni Soliani  and  CANAVARRO, Ana Paula. Apreensão de objetos geométricos com o GeoGebra: um estudo com futuros professores de matemática. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.57-86. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15174.

Este estudo teve por objetivo compreender como futuros professores de Matemática fazem a apreensão de objetos geométricos a partir da produção de representações semióticas suscitadas durante a resolução de uma tarefa de Geometria Euclidiana com o apoio do GeoGebra. A abordagem do estudo foi qualitativa e seguiu a perspectiva do paradigma interpretativo. A modalidade de pesquisa foi o estudo de caso. Os dados recolhidos foram analisados à luz da teoria dos registros de representação semiótica e incluem as produções matemáticas dos participantes. Os resultados do estudo mostram que as apreensões dos objetos geométricos pelos estudantes ocorreram em virtude da articulação mútua entre a tomada de consciência (objetivação) e as apreensões perceptiva, sequencial, operatória e discursiva relativas a uma figura geométrica, bem como pela coordenação de diferentes representações possibilitadas pelo GeoGebra.

Keywords : Geometria Euclidiana; Representações semióticas; Futuros professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )