SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48La viñeta bajo el orden del discurso pedagógico: hallazgos enunciativos en el escenario de Educación de Jóvenes y AdultosPercepción ambiental: un estudio en una escuela pública municipal de Chapecó - Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ZANELLA, Idelmar André; FRANCO, Valdeni Soliani  y  CANAVARRO, Ana Paula. Apreensão de objetos geométricos com o GeoGebra: um estudo com futuros professores de matemática. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.57-86. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15174.

Este estudo teve por objetivo compreender como futuros professores de Matemática fazem a apreensão de objetos geométricos a partir da produção de representações semióticas suscitadas durante a resolução de uma tarefa de Geometria Euclidiana com o apoio do GeoGebra. A abordagem do estudo foi qualitativa e seguiu a perspectiva do paradigma interpretativo. A modalidade de pesquisa foi o estudo de caso. Os dados recolhidos foram analisados à luz da teoria dos registros de representação semiótica e incluem as produções matemáticas dos participantes. Os resultados do estudo mostram que as apreensões dos objetos geométricos pelos estudantes ocorreram em virtude da articulação mútua entre a tomada de consciência (objetivação) e as apreensões perceptiva, sequencial, operatória e discursiva relativas a uma figura geométrica, bem como pela coordenação de diferentes representações possibilitadas pelo GeoGebra.

Palabras clave : Geometria Euclidiana; Representações semióticas; Futuros professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )