SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48A charge sob a ordem do discurso pedagógico: achados enunciativos no cenário da Educação de Jovens e AdultosPercepção ambiental: um estudo numa escola pública municipal de Chapecó - Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ZANELLA, Idelmar André; FRANCO, Valdeni Soliani  e  CANAVARRO, Ana Paula. Apreensão de objetos geométricos com o GeoGebra: um estudo com futuros professores de matemática. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.57-86. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15174.

Este estudo teve por objetivo compreender como futuros professores de Matemática fazem a apreensão de objetos geométricos a partir da produção de representações semióticas suscitadas durante a resolução de uma tarefa de Geometria Euclidiana com o apoio do GeoGebra. A abordagem do estudo foi qualitativa e seguiu a perspectiva do paradigma interpretativo. A modalidade de pesquisa foi o estudo de caso. Os dados recolhidos foram analisados à luz da teoria dos registros de representação semiótica e incluem as produções matemáticas dos participantes. Os resultados do estudo mostram que as apreensões dos objetos geométricos pelos estudantes ocorreram em virtude da articulação mútua entre a tomada de consciência (objetivação) e as apreensões perceptiva, sequencial, operatória e discursiva relativas a uma figura geométrica, bem como pela coordenação de diferentes representações possibilitadas pelo GeoGebra.

Palavras-chave : Geometria Euclidiana; Representações semióticas; Futuros professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )