SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48Aprehensión de objetos geométricos conel GeoGebra: unestudiocon futuros profesores de matemáticasPaulo Freire en América Latina y Estados Unidos: Cátedras y Grupos de Investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

RUPPENTHAL, Simone; DICKMANN, Ivo  y  BERTICELLI, Ireno Antonio. Percepção ambiental: um estudo numa escola pública municipal de Chapecó - Santa Catarina. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.87-105. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15175.

Este artigo analisa as percepções que emergem do imaginário de estudantes numa Escola Municipal de Ensino Fundamental de Chapecó-Santa Catarina. Teve, como referência, a teoria da complexidade de Morin, a pedagogia libertadora de Freire e a fenomenologia de Merleau-Ponty. O estudo foi realizado em duas turmas do 9º ano, e a abordagem foi por meio de desenhos, selecionados com base nas categorias: relação ser humano e mundo; ser humano e natureza; ser humano e sociedade e educação e auto-organização. Os resultados demonstram diferenças de percepções entre as duas turmas. Enquanto uma apresenta uma percepção mais complexa entre as relações, a outra turma pouco consegue perceber as ligações existentes que, referente à relação ser humano e meio ambiente, contribui para uma problematização no âmbito social, político e educacional. Pretende-se que este estudo fomente discussões em outros níveis educacionais em prol da mudança paradigmática, superando, assim, a fragmentação do pensamento e do conhecimento socioambientais.

Palabras clave : Percepção; Ensino fundamental; Educação ambiental; Desenho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )