SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48Percepción ambiental: un estudio en una escuela pública municipal de Chapecó - Santa Catarina"LA TORRE AZUL": memorias de espacios escolares a través de narrativas de estudiantes y profesores (1954-1996) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de  y  SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: Cátedras e Grupos de Pesquisas. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.106-139. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15177.

O objetivo deste artigo é apresentar o mapeamento de Institutos, Cátedras, Grupos de pesquisas, com aportes freireanos, na América Latina e nos Estados Unidos, visando identificar que atividades acadêmicas realizam e como se constituem em legado da educação de Paulo Freire. Este estudo é recorte de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, sobre a presença de Paulo Freire no contexto educacional da América Latina e nos Estados Unidos, concluída, em 2016, e financiada pelo CNPq. Para este artigo, alguns dados foram atualizados em 2017.Os procedimentos utilizados na pesquisa foram: revisão bibliográfica, pesquisas on-line, visita a universidades via website, contactos via e-mail e entrevista aberta com professores freireanos, participação em eventos, com registro sobre as Cátedras Paulo Freire. Na sistematização dos dados, foram utilizados: quadros com o uso da tabela excel e, para a análise, foram criadas categorias temáticas.

Palabras clave : Paulo Freire; Cátedras e Grupos de Pesquisas; América Latina e Estados Unidos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )