SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue48Paulo Freire in Latin America and the United States: Chairs and Research GroupsPIBID and the training of undergraduate licentiate degree of scholarship students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

GRIMALDI, Lucas Costa  and  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. "A TORRE AZUL": memórias de espaços escolares pelas narrativas de estudantes e professores (1954-1996). Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.140-170. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15180.

O estudo analisa os diferentes espaços ocupados pelo Colégio de Aplicação/UFRGS, a partir de 1954, ano de sua criação, até 1996, quando deixou o Campus Central, transferindo-se para uma sede própria. O corpus documental da pesquisa são narrativas de antigos discentes e docentes, publicadas na Revista Cadernos do Aplicação (2004), edição comemorativa aos cinqüenta anos do colégio. Examinamos, nesses escritos, questões referentes à memória, sobretudo a composição das lembranças deste espaço escolar. Cada texto constitui-se em uma versão do passado, pois o rememorar implica em uma construção acerca do que se viveu, atravessada por diferentes clivagens, tendo o presente como fio condutor. Apostamos na potência dessas narrativas como indícios de uma escola de outra época. Por meio delas, aqui transformadas em documentos, são possíveis, pelas lentes da História, aproximações de um tempo pretérito de uma instituição educativa que tem sua história atrelada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Keywords : Colégio de Aplicação; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Espaço escolar; Cultura escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )