SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: Cátedras e Grupos de PesquisasO PIBID e a formação dos estudantes bolsistas da licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GRIMALDI, Lucas Costa  e  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. "A TORRE AZUL": memórias de espaços escolares pelas narrativas de estudantes e professores (1954-1996). Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.140-170. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15180.

O estudo analisa os diferentes espaços ocupados pelo Colégio de Aplicação/UFRGS, a partir de 1954, ano de sua criação, até 1996, quando deixou o Campus Central, transferindo-se para uma sede própria. O corpus documental da pesquisa são narrativas de antigos discentes e docentes, publicadas na Revista Cadernos do Aplicação (2004), edição comemorativa aos cinqüenta anos do colégio. Examinamos, nesses escritos, questões referentes à memória, sobretudo a composição das lembranças deste espaço escolar. Cada texto constitui-se em uma versão do passado, pois o rememorar implica em uma construção acerca do que se viveu, atravessada por diferentes clivagens, tendo o presente como fio condutor. Apostamos na potência dessas narrativas como indícios de uma escola de outra época. Por meio delas, aqui transformadas em documentos, são possíveis, pelas lentes da História, aproximações de um tempo pretérito de uma instituição educativa que tem sua história atrelada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave : Colégio de Aplicação; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Espaço escolar; Cultura escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )