SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48"LA TORRE AZUL": memorias de espacios escolares a través de narrativas de estudiantes y profesores (1954-1996)La queja escolar en un CAPSi de Salvador-Bahia: un análisis a partir de la psicología escolar crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

DEIMLING, Natalia Neves Macedo  y  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. O PIBID e a formação dos estudantes bolsistas da licenciatura. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.171-201. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15176.

Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira as orientações do PIBID têm sido desenvolvidas e percebidas por diferentes sujeitos na formação dos estudantes da licenciatura, bolsistas de iniciação à docência. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 48 bolsistas e 17 professores (supervisores, colaboradores e coordenadores) envolvidos em quatro subprojetos do PIBID de uma universidade pública brasileira entre os anos de 2013 e 2014. Para a análise desses dados, foram utilizadas as técnicas de triangulação e categorização de dados. Entre outros aspectos, os resultados mostram que o Programa tem contribuído para a aprendizagem profissional dos estudantes, proporcionando-lhes a articulação entre os conhecimentos acadêmicos e os conhecimentos da experiência prática observada em seu contato com as escolas. Todavia, alguns aspectos indicados como limitantes, bem como a diferenciação que os professores e estudantes fazem entre o estágio curricular e o PIBID na formação inicial, também são analisados.

Palabras clave : Formação de professores; PIBID; Formação Inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )