SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48"A TORRE AZUL": memórias de espaços escolares pelas narrativas de estudantes e professores (1954-1996)A queixa escolar em um CAPSi de Salvador-Bahia: uma análise a partir da psicologia escolar crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

DEIMLING, Natalia Neves Macedo  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. O PIBID e a formação dos estudantes bolsistas da licenciatura. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.171-201. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15176.

Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira as orientações do PIBID têm sido desenvolvidas e percebidas por diferentes sujeitos na formação dos estudantes da licenciatura, bolsistas de iniciação à docência. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 48 bolsistas e 17 professores (supervisores, colaboradores e coordenadores) envolvidos em quatro subprojetos do PIBID de uma universidade pública brasileira entre os anos de 2013 e 2014. Para a análise desses dados, foram utilizadas as técnicas de triangulação e categorização de dados. Entre outros aspectos, os resultados mostram que o Programa tem contribuído para a aprendizagem profissional dos estudantes, proporcionando-lhes a articulação entre os conhecimentos acadêmicos e os conhecimentos da experiência prática observada em seu contato com as escolas. Todavia, alguns aspectos indicados como limitantes, bem como a diferenciação que os professores e estudantes fazem entre o estágio curricular e o PIBID na formação inicial, também são analisados.

Palavras-chave : Formação de professores; PIBID; Formação Inicial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )