SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48El PIBID y la formación de los estudiantes becarios de la licenciaturaCaminos y descaminos de una práctica curricular en una escuela del campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FREIRE, Klessyo do Espirito Santo  y  VIEGAS, Lygia de Sousa. A queixa escolar em um CAPSi de Salvador-Bahia: uma análise a partir da psicologia escolar crítica. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.202-226. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15178.

O presente trabalho objetiva analisar de que maneira as queixas escolares são entendidas e atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial de Salvador-Bahia, considerando suas relações com o fracasso escolar e a medicalização da educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de fundamentação etnográfica em um CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) de Salvador-Bahia, utilizando como recursos metodológicos análise de prontuários, observação participante e entrevista com profissionais. O referencial teórico adotado foi a Psicologia escolar e educacional em uma perspectiva crítica. Os resultados apontaram que a queixa escolar estava presente em 55% dos pacientes atendidos. Foi encontrado que a maneira predominante de entendimento e atendimento da mesma partiu de uma perspectiva individualizante e medicalizante, advinda de um modelo clínico tradicional. Conclui-se com a necessidade de aprofundar o debate da temática do fracasso escolar e da medicalização da educação e da pobreza na formação básica e continuada de profissionais da área de saúde).

Palabras clave : Fracasso escolar; Medicalização; Psicologia escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )