SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48O PIBID e a formação dos estudantes bolsistas da licenciaturaCaminhos e descaminhos de uma prática curricular numa escola do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FREIRE, Klessyo do Espirito Santo  e  VIEGAS, Lygia de Sousa. A queixa escolar em um CAPSi de Salvador-Bahia: uma análise a partir da psicologia escolar crítica. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.202-226. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15178.

O presente trabalho objetiva analisar de que maneira as queixas escolares são entendidas e atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial de Salvador-Bahia, considerando suas relações com o fracasso escolar e a medicalização da educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de fundamentação etnográfica em um CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) de Salvador-Bahia, utilizando como recursos metodológicos análise de prontuários, observação participante e entrevista com profissionais. O referencial teórico adotado foi a Psicologia escolar e educacional em uma perspectiva crítica. Os resultados apontaram que a queixa escolar estava presente em 55% dos pacientes atendidos. Foi encontrado que a maneira predominante de entendimento e atendimento da mesma partiu de uma perspectiva individualizante e medicalizante, advinda de um modelo clínico tradicional. Conclui-se com a necessidade de aprofundar o debate da temática do fracasso escolar e da medicalização da educação e da pobreza na formação básica e continuada de profissionais da área de saúde).

Palavras-chave : Fracasso escolar; Medicalização; Psicologia escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )