SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue48Paths and misconceptions of a curricular practice at a rural school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CAETANO, Maria Raquel  and  COSTA, Marilda de Oliveira. Gerencialismo, Internacionalização da educação e o papel da Teach For All no Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.249-275. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15183.

O artigo examina os avanços da privatização da política educacional na proposta de formação de professores através da ONG “Ensina Brasil” na educação pública brasileira, em especial, na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Trata-se da versão brasileira da organização global Teach For All responsável pela internacionalização da ONG Teach For America. Para a análise, utilizaram-se referenciais que abordam a internacionalização de políticas educacionais, o gerencialismo e as mais recentes alterações do capitalismo global, autointitulado capitalismo social. Para tanto, utilizou-se um método que entrecruza dados coletados em sites da web e dados documentais confrontados com discursos e motivações dos principais atores, público e privado, envolvidos nas negociações e o papel reservado a cada sujeito nesse processo. Os resultados apontam para novos desenhos de políticas globais para a educação, fomentada por organizações sociais do grande capital. A educação deixa de ser um direito e torna-se objeto de caridade aos mais pobres ou mesmo um negócio.

Keywords : Gestão; Privatização; Professores; Democratização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )