SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número48Caminos y descaminos de una práctica curricular en una escuela del campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CAETANO, Maria Raquel  y  COSTA, Marilda de Oliveira. Gerencialismo, Internacionalização da educação e o papel da Teach For All no Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.48, pp.249-275. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15183.

O artigo examina os avanços da privatização da política educacional na proposta de formação de professores através da ONG “Ensina Brasil” na educação pública brasileira, em especial, na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Trata-se da versão brasileira da organização global Teach For All responsável pela internacionalização da ONG Teach For America. Para a análise, utilizaram-se referenciais que abordam a internacionalização de políticas educacionais, o gerencialismo e as mais recentes alterações do capitalismo global, autointitulado capitalismo social. Para tanto, utilizou-se um método que entrecruza dados coletados em sites da web e dados documentais confrontados com discursos e motivações dos principais atores, público e privado, envolvidos nas negociações e o papel reservado a cada sujeito nesse processo. Os resultados apontam para novos desenhos de políticas globais para a educação, fomentada por organizações sociais do grande capital. A educação deixa de ser um direito e torna-se objeto de caridade aos mais pobres ou mesmo um negócio.

Palabras clave : Gestão; Privatização; Professores; Democratização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )