SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue49State of the art of research on behavior problems in the school contexto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

GONZALEZ, Xosé M. Souto  and  MONTEAGUDO, Diego García. Representações escolares de conhecimento geográfico. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.11-36. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID15773.

Nos anos sessenta-setenta do século XX produziu-se um debate relevante sobre a compreensão de como se produzem os fatos e fenômenos sociais. Tanto na Geografia como em outras ciências sociais buscou-se a explicação do comportamento humano relacionando-o com a memória do passado, as relações sociais, a valoração espacial ou a representação social do sistema escolar. O objetivo deste artigo consiste em refletir sobre os obstáculos que atuam no meio acadêmico como referentes para a construção de um espaço público educativo, onde a Geografia possa manifestar as suas competências para facilitar uma aprendizagem útil ao conhecimento do meio local no contexto global.

Keywords : Geografia; Representações sociais do sistema escolar; Competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )