SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número49Estado del arte de las investigaciones sobre los problemas de comportamiento en el contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GONZALEZ, Xosé M. Souto  y  MONTEAGUDO, Diego García. Representações escolares de conhecimento geográfico. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.11-36. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID15773.

Nos anos sessenta-setenta do século XX produziu-se um debate relevante sobre a compreensão de como se produzem os fatos e fenômenos sociais. Tanto na Geografia como em outras ciências sociais buscou-se a explicação do comportamento humano relacionando-o com a memória do passado, as relações sociais, a valoração espacial ou a representação social do sistema escolar. O objetivo deste artigo consiste em refletir sobre os obstáculos que atuam no meio acadêmico como referentes para a construção de um espaço público educativo, onde a Geografia possa manifestar as suas competências para facilitar uma aprendizagem útil ao conhecimento do meio local no contexto global.

Palabras clave : Geografia; Representações sociais do sistema escolar; Competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )