SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número49Representaciones escolares del saber geográficoEl golpe de 2016 y los impactos para la educación superior brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; LEAL, Záira Fátima de Rezende Gonzalez  y  ROSSATO, Solange Pereira Marques. Estado da arte de pesquisas sobre problemas de comportamento no contexto escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.37-61. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14360.

A queixa escolar, relacionada aos problemas de comportamento apresentados pelas crianças e adolescentes, é frequentemente associada a um problema de saúde, em uma individualização dos problemas. Com base nessa constatação, este trabalho teve por objetivo analisar artigos que versavam sobre problemas de comportamento, publicados em periódicos científicos, entre os anos de 1990 e 2014, identificando as concepções circunscritas nesses periódicos. Foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores e, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação, resultando em um total de 47 textos. A análise e discussão se fundamentaram na Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontam que, em 72,4% dos artigos, os problemas de comportamento são compreendidos como centrado no indivíduo, desvinculando-os da totalidade que envolve o processo de escolarização, da sociedade em que é produzido, do modo de produção que impera, realizando, assim, uma análise reducionista e limitada do fenômeno.

Palabras clave : Psicologia Histórico-Cultural; Problemas de comportamento; Queixa escolar; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )