Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido and ARAUJO, Maria Cristina Pansera de. A formação de professores da educação profissional como objeto de estudo dos Programas de Pós-Graduação no Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.139-167. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14320.
Este artigo apresenta pesquisa meta-analítica que objetivou descrever e analisar os trabalhos apresentados aos programas de Pós-Graduação no período de 2010 a 2017 que tratam da formação de professores para a educação profissional (EP). Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental e o corpus foi constituído de 56 trabalhos. A análise de dados toma como referência Bardin (2002) e foram delineadas três categorias: características gerais da produção; temáticas investigadas e referencial teórico; percurso metodológico. Os resultados indicam acentuado crescimento de pesquisas sobre o tema; as temáticas recorrentes foram: a) processo de constituição da docência/saberes docentes na EP; b) políticas de formação dos seus professores; c) análise de programas ou cursos de formação de professores; d) relação entre formação e trabalho docente. O percurso metodológico caracteriza-se como pesquisas qualitativas, predominantemente de campo e bibliográficas. O lócus foram os Institutos Federais de Educação e o instrumento mais utilizado foi a entrevista com professores que atuam na EP.
Keywords : Educação profissional; Formação de professores; Meta-análise; Cursos técnicos.