SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue49The training of professional education teachers as object of study of the Graduate Programs in BrazilRitualism and nationalization of the elementary school in Santa Catarina (1940s) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

THOMAZINI, Magnus Guerreiro  and  GOULART, Elias Estevão. Tecnologias móveis e relações interpessoais: reflexões sobre comportamento e aprendizagem. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.168-195. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14464.

As emoções fazem parte inerente da natureza e das relações humanas e sociais. Os processos educativos são influenciados pelas emoções dos estudantes que determinam seus comportamentos e possibilidades de aprendizagem. As tecnologias digitais móveis estão presentes no cotidiano dos estudantes e exercem influência na sua atenção, comportamento e relacionamentos, inclusive com conotações negativas pela priorização das interações virtuais em detrimento das presenciais. O estudo de natureza exploratória, com abordagem quali-quantitativa, visa identificar os fatores prevalentes na importância das tecnologias para estudantes, e compreender seu significado e presença na vida dos alunos. Foram entrevistados 150 alunos da série final do ensino fundamental, de duas escolas municipais do município de São Caetano do Sul. A pesquisa analisou relacionamentos interpessoais desses alunos, a relação com a aprendizagem no contexto escolar e a importante presença das mídias digitais na rotina deles. Como resultado, foi elaborada uma Matriz de Referência de Orientação Emocional.

Keywords : Educação; Tecnologias digitais móveis; Emoções; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )