SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número49A formação de professores da educação profissional como objeto de estudo dos Programas de Pós-Graduação no BrasilRitualismo e nacionalização da escola primária em Santa Catarina (anos 1940) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

THOMAZINI, Magnus Guerreiro  e  GOULART, Elias Estevão. Tecnologias móveis e relações interpessoais: reflexões sobre comportamento e aprendizagem. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.168-195. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14464.

As emoções fazem parte inerente da natureza e das relações humanas e sociais. Os processos educativos são influenciados pelas emoções dos estudantes que determinam seus comportamentos e possibilidades de aprendizagem. As tecnologias digitais móveis estão presentes no cotidiano dos estudantes e exercem influência na sua atenção, comportamento e relacionamentos, inclusive com conotações negativas pela priorização das interações virtuais em detrimento das presenciais. O estudo de natureza exploratória, com abordagem quali-quantitativa, visa identificar os fatores prevalentes na importância das tecnologias para estudantes, e compreender seu significado e presença na vida dos alunos. Foram entrevistados 150 alunos da série final do ensino fundamental, de duas escolas municipais do município de São Caetano do Sul. A pesquisa analisou relacionamentos interpessoais desses alunos, a relação com a aprendizagem no contexto escolar e a importante presença das mídias digitais na rotina deles. Como resultado, foi elaborada uma Matriz de Referência de Orientação Emocional.

Palavras-chave : Educação; Tecnologias digitais móveis; Emoções; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )