SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número49Tecnologias móveis e relações interpessoais: reflexões sobre comportamento e aprendizagemDa gramática aos gêneros textuais nos livros de espanhol como língua estrangeira: ensinabilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SANTOS, Ademir Valdir dos. Ritualismo e nacionalização da escola primária em Santa Catarina (anos 1940). Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.196-224. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14462.

Objetiva discutir o ritualismo como aspecto da organização política e pedagógica de escolas primárias de Santa Catarina na década de 1940. Analisa rituais entendidos como parte do coletivo de práticas e políticas que almejaram forjar nas crianças atitudes cívico-patrióticas, com a utilização da escola a serviço da nacionalização. É uma pesquisa documental embasada na análise de atas e programas de rituais produzidos em escolas rurais de região de imigração alemã, efetuada através da análise de conteúdo, com o uso de codificação. Os resultados mostram que os rituais eram cerimônias e festas que celebravam datas e personagens históricos, cuja natureza nacionalista é revelada por hinos, canto, poesia, desfile cívico, mostra de Educação Física, ginástica, teatro, jogos, brincadeiras, distribuição de prêmios e doces. Indicam também que pretendiam a formação infantil conforme o pensamento republicano. E almejavam inculcar devoção à pátria, gerando, na escola, um ambiente de ritualismo para nacionalizar a infância.

Palavras-chave : História da educação brasileira; Escola primária; Festa escolar; Nacionalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )