SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número49Ritualismo e nacionalização da escola primária em Santa Catarina (anos 1940)Émile Durkheim, John Dewey e Antônio Gramsci: em debate a teoria da educação transformadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

NASCIMENTO, Izabel Souza do. Da gramática aos gêneros textuais nos livros de espanhol como língua estrangeira: ensinabilidades. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.225-249. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14099.

Este trabalho atentou para o fato de que apesar das intenções interativas e dos apelos da modernidade linguística e pedagógica, a presença de gêneros textuais como componente principal nos materiais didáticos não garante a efetivação do ensino de uma língua estrangeira. Seguindo os princípios das teorias cognitivas, especificamente da aprendizagem significativa de David Ausubel (1968), começamos com o estudo da gramática como símbolo de uma concepção de ensino que tinha a linguagem formal lapidada pela literatura clássica como objetivo a ser conquistado e seguimos com a análise de uma concepção interativa de linguagem que marca o uso dos gêneros textuais. Analisamos cinco livros nesse texto. Dois que obtiveram grande demanda por um longo período com os quais demonstraremos a evolução do aporte textual e os três manuais selecionados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - 2018, e concluímos que o professor, além de seguir um planejamento didático elaborado, deve fazer agregações e descartes nesses e em qualquer tipo de material para que os ajustes interativos que a língua necessita sejam efetivados em aprendizagem.

Palavras-chave : Língua estrangeira; Gêneros textuais; Ensino; Livro didático; Ensino de espanhol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )