SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número49Da gramática aos gêneros textuais nos livros de espanhol como língua estrangeira: ensinabilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

NASCIMENTO, Lorivaldo do  e  FAVORETO, Aparecida. Émile Durkheim, John Dewey e Antônio Gramsci: em debate a teoria da educação transformadora. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.49, pp.250-273. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14010.

O artigo analisa as concepções socioeducativas de três teóricos clássicos da educação: Durkheim, Dewey e Gramsci. Neste sentido, situando cada teórico em seu contexto histórico, busca-se compreender suas perspectivas educacionais em relação às suas concepções de transformações na e/ou da sociedade. Em comum, os autores elencados apresentam a escola como atuante socialmente, mas se distinguem na compreensão do processo histórico. Para Durkheim, a escola deve proporcionar a necessária harmonia moral para solucionar a grave crise da sociedade capitalista no final do século XIX. Dewey defende uma ampla reforma pedagógica, de modo a entrelaçar o conhecimento com as experiências individuais, permitindo a maior participação de todos na sociedade, renovando e ampliando a indústria, a ciência e a democracia capitalista. Gramsci, pressupondo que a estrutura capitalista é excludente, destaca que a escola, pelo princípio educativo do trabalho, pode formar indivíduos reflexivos, críticos e capazes de atuar socialmente para romper com o sistema capitalista.

Palavras-chave : Teoria da transformação social; Educação; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )