SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50Neoinstitucionalismo y políticas educativas: arreglos institucionales en la gestión escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

RODRIGUEZ, Idais  y  GONZALEZ, Fredy Enrique. Matemática escolar para adultos, MEPA Modelo para reivindicar o conhecimento matemático extracurricular. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.11-38. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14063.

O propósito desta pesquisa, envolvendo estudantes jovens e adultos da educação noturna, foi demonstrar a importância do conhecimento matemático exibido por eles em suas atividades extraescolares e como tais atividades poderiam ser incorporadas nos seus estudos da matemática escolar. Foram assumidas as perspectivas socioculturais da Educação Matemática, com ênfase na Etnomatemática. Os objetivos foram: Interpretar como os estudantes da escola noturna matematizam seu trabalho e suas situações pessoais cotidianas; investigar o ensino de matemática escolar nas escolas noturnas; integrar a matemática da vida com a da escola; reconhecer situações matemáticas extracurriculares. O estudo foi qualitativo, enquanto as informações foram analisadas pelo software ATLAS-ti. Constatou-se que existe conexão entre Matemática Escolar e conhecimento matemático extraescolar. O modelo Matemática Extra-escolar para Adultos (MEPA) é proposto para ensinar matemática em horário noturno. O MEPA é adaptado às necessidades dos jovens e adultos, sendo planteado no contexto da etnomatematização da sala de aula.

Palabras clave : Etnomatemática da sala de aula; Diversidade da sala de aula; Matemática da vida cotidiana; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )