SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50Neoinstitucionalismo e políticas educativas: arranjos institucionais na gestão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

RODRIGUEZ, Idais  e  GONZALEZ, Fredy Enrique. Matemática escolar para adultos, MEPA Modelo para reivindicar o conhecimento matemático extracurricular. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.11-38. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14063.

O propósito desta pesquisa, envolvendo estudantes jovens e adultos da educação noturna, foi demonstrar a importância do conhecimento matemático exibido por eles em suas atividades extraescolares e como tais atividades poderiam ser incorporadas nos seus estudos da matemática escolar. Foram assumidas as perspectivas socioculturais da Educação Matemática, com ênfase na Etnomatemática. Os objetivos foram: Interpretar como os estudantes da escola noturna matematizam seu trabalho e suas situações pessoais cotidianas; investigar o ensino de matemática escolar nas escolas noturnas; integrar a matemática da vida com a da escola; reconhecer situações matemáticas extracurriculares. O estudo foi qualitativo, enquanto as informações foram analisadas pelo software ATLAS-ti. Constatou-se que existe conexão entre Matemática Escolar e conhecimento matemático extraescolar. O modelo Matemática Extra-escolar para Adultos (MEPA) é proposto para ensinar matemática em horário noturno. O MEPA é adaptado às necessidades dos jovens e adultos, sendo planteado no contexto da etnomatematização da sala de aula.

Palavras-chave : Etnomatemática da sala de aula; Diversidade da sala de aula; Matemática da vida cotidiana; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )