SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue50School mathematics for adults, SMFA A model to claim extracurricular mathematical knowledgeDenial of politics and politicization of education: the discursive practice of the School without Party Movement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MOEHLECKE, Sabrina. Neoinstitucionalismo e políticas educativas: arranjos institucionais na gestão escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.39-64. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14722.

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação de políticas educacionais no Brasil, com especial atenção para o âmbito da gestão escolar. A partir da análise de políticas, particularmente do neoinstitucionalismo sociológico, observa-se como as instituições e seus sujeitos reapropriam e ressignificam as políticas educacionais, com relativos graus de autonomiasegundo Scott (2008) e Lima (2003). Como metodologia, utilizam-se a revisão bibliografia, análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores do município de Mesquita/Rio de Janeiro. Foram analisadas tanto as orientações para a ação (estruturas formais), quanto sua implementação efetiva nas escolas (estruturas informais) (LIMA, 2003). Como resultado, percebeu-se um ambiente institucional múltiplo e imerso em distintas estratégias de legitimidade da política, de acordo com Coburn, Choi e Mata (2013), seja ela moral, cognitiva ou pragmática, indicando a necessidade de se aprofundar o estudo da escola enquanto lócus de produção e não apenas de aplicação da política.

Keywords : Política educacional; Neoinstitucionalismo; Arranjos institucionais; Gestão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )