SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue50Denial of politics and politicization of education: the discursive practice of the School without Party MovementWhat to do with what school does to my body? Tactics of students in the light of Michel de Certeau author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Raphael Alves da  and  PERES, Flavia Mendes de Andrade e. Imaginário coletivo e memes nas redes sociais digitais: o caso da Escola da Depressão. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.88-114. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14459.

O presente trabalho busca compreender a articulação entre a constituição de um imaginário coletivo sobre a escola e sua materialização no gênero discursivo “meme”, nas redes sociais digitais. Trata-se de um estudo orientado pela etnografia virtual, com base em um corpus analítico situado na página do Facebook Escola da Depressão. Entre janeiro e março de 2017, foram realizadas imersões no espaço virtual com o objetivo de observar as práticas de uso e analisar os memes, publicados na página em foco. O panorama estudado indica que suas manifestações discursivas realçam, quase sempre, uma visão pessimista sobre a escola, a qual não é percebida como espaço para manifestação de valores igualitários e liberdade de pensamento. Com base na perspectiva dos estudantes, essas materialidades enunciam situações que caracterizam, ressignificam e criticam o cotidiano escolar com o uso do humor; deslegitimam o papel educacional e transformador da escola, mas não apresentam propostas para possíveis rupturas com o modelo imposto.

Keywords : Escola; Redes sociais; Memes; Imaginário coletivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )