SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50Negação da política e politização da educação:a prática discursiva do Movimento Escola sem PartidoO que fazer com o que a escola faz com meu corpo? Táticas de estudantes à luz de Michel de Certeau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Raphael Alves da  e  PERES, Flavia Mendes de Andrade e. Imaginário coletivo e memes nas redes sociais digitais: o caso da Escola da Depressão. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.88-114. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14459.

O presente trabalho busca compreender a articulação entre a constituição de um imaginário coletivo sobre a escola e sua materialização no gênero discursivo “meme”, nas redes sociais digitais. Trata-se de um estudo orientado pela etnografia virtual, com base em um corpus analítico situado na página do Facebook Escola da Depressão. Entre janeiro e março de 2017, foram realizadas imersões no espaço virtual com o objetivo de observar as práticas de uso e analisar os memes, publicados na página em foco. O panorama estudado indica que suas manifestações discursivas realçam, quase sempre, uma visão pessimista sobre a escola, a qual não é percebida como espaço para manifestação de valores igualitários e liberdade de pensamento. Com base na perspectiva dos estudantes, essas materialidades enunciam situações que caracterizam, ressignificam e criticam o cotidiano escolar com o uso do humor; deslegitimam o papel educacional e transformador da escola, mas não apresentam propostas para possíveis rupturas com o modelo imposto.

Palavras-chave : Escola; Redes sociais; Memes; Imaginário coletivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )