SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue50Imaginary collective and memes in digital social networks: the case of the School of DepressionStudent Academic Performance and its Relationship with Teacher Evaluation: Theoretical Framework proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CORREIA, Eanes dos Santos; SILVA, Veleida Anahi da  and  NASCIMENTO, Willdson Robson Silva do. O que fazer com o que a escola faz com meu corpo? Táticas de estudantes à luz de Michel de Certeau. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.115-139. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14733.

Este trabalho tem o objetivo de compreender o uso da bricolagem por estudantes adolescentes de duas escolas públicas do interior do Estado de Sergipe como forma de resistência sobre o controle dos seus corpos, instituídos no seu dia a dia e pela escola. Tentamos discutir e analisar os dados à luz de Michel de Certeau com base nos conceitos de táticas e estratégias, destacando as táticas que são possíveis práticas que os estudantes adotam para se desviar das lógicas da escola que os disciplinam e tentar regular seus corpos. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados deste estudo, a entrevista de grupo com vinte e um estudantes do oitavo ano do ensino fundamental com faixa etária entre doze e dezesseis anos. Verificamos que as atitudes cotidianas dos estudantes são permeadas de ações que podem usar de bricolagens como táticas de vivências dentro e fora do ambiente escolar. Com base na posição subjetiva dos estudantes diante das estratégias da escola, a maioria se mostra subversiva e bricolante.

Keywords : Corpo; Estudantes adolescentes; Escola; Táticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )