SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50LImaginario colectivo y memes en las redes sociales digitales: el caso de la Escuela de la DepresiónDesempeño académico discente y su relación con la evaluación de los docentes: propuesta de marco teórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CORREIA, Eanes dos Santos; SILVA, Veleida Anahi da  y  NASCIMENTO, Willdson Robson Silva do. O que fazer com o que a escola faz com meu corpo? Táticas de estudantes à luz de Michel de Certeau. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.115-139. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14733.

Este trabalho tem o objetivo de compreender o uso da bricolagem por estudantes adolescentes de duas escolas públicas do interior do Estado de Sergipe como forma de resistência sobre o controle dos seus corpos, instituídos no seu dia a dia e pela escola. Tentamos discutir e analisar os dados à luz de Michel de Certeau com base nos conceitos de táticas e estratégias, destacando as táticas que são possíveis práticas que os estudantes adotam para se desviar das lógicas da escola que os disciplinam e tentar regular seus corpos. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados deste estudo, a entrevista de grupo com vinte e um estudantes do oitavo ano do ensino fundamental com faixa etária entre doze e dezesseis anos. Verificamos que as atitudes cotidianas dos estudantes são permeadas de ações que podem usar de bricolagens como táticas de vivências dentro e fora do ambiente escolar. Com base na posição subjetiva dos estudantes diante das estratégias da escola, a maioria se mostra subversiva e bricolante.

Palabras clave : Corpo; Estudantes adolescentes; Escola; Táticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )