SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue50What to do with what school does to my body? Tactics of students in the light of Michel de CerteauThe Egyptian Material Culture of the Museu Nacional: Teaching of History through a pedagogical proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

PAIXAO, Roberto Brazileiro  and  RABELO, Anamaria Azevedo Lafetá. Desempenho acadêmico discente e sua relação com a avaliação docente: proposta de framework teórico. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.140-162. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID15371.

Este estudo tem como objetivo retomar um debate teórico e obter um framework de análise sobre a possível influência das notas dos alunos na avaliação que eles fazem de seus professores. Buscou-se entender a relação nota-avaliação por meio do levantamento de estudos anteriores e da revisão bibliográfica sobre o assunto. Desenvolveu-se uma estrutura conceitual de framework tendo como base o nível de significância da relação entre desempenho acadêmico discente e avaliação docente. Os resultados da pesquisa apontaram que alguns autores reconhecem a relação na qual a nota do aluno interfere na avaliação do professor, explicada pelo pacto de leniência ou pela real aprendizagem. Por outro lado, alguns autores mostram que essa relação pode ser não significativa e que existem outras variáveis como gênero, idade e experiência do professor que também interferem na avaliação. Os resultados encontrados permitem uma melhor compreensão da relação na perspectiva de diversos autores, mas vale ressaltar a necessidade do uso de abordagens metodológicas distintas para estabelecer como a relação nota-avaliação acontece.

Keywords : Avaliação; Nota; Professor; Aluno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )