SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50O que fazer com o que a escola faz com meu corpo? Táticas de estudantes à luz de Michel de CerteauA Cultura Material egípcia do Museu Nacional: Ensino de História através de uma proposta pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PAIXAO, Roberto Brazileiro  e  RABELO, Anamaria Azevedo Lafetá. Desempenho acadêmico discente e sua relação com a avaliação docente: proposta de framework teórico. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.140-162. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID15371.

Este estudo tem como objetivo retomar um debate teórico e obter um framework de análise sobre a possível influência das notas dos alunos na avaliação que eles fazem de seus professores. Buscou-se entender a relação nota-avaliação por meio do levantamento de estudos anteriores e da revisão bibliográfica sobre o assunto. Desenvolveu-se uma estrutura conceitual de framework tendo como base o nível de significância da relação entre desempenho acadêmico discente e avaliação docente. Os resultados da pesquisa apontaram que alguns autores reconhecem a relação na qual a nota do aluno interfere na avaliação do professor, explicada pelo pacto de leniência ou pela real aprendizagem. Por outro lado, alguns autores mostram que essa relação pode ser não significativa e que existem outras variáveis como gênero, idade e experiência do professor que também interferem na avaliação. Os resultados encontrados permitem uma melhor compreensão da relação na perspectiva de diversos autores, mas vale ressaltar a necessidade do uso de abordagens metodológicas distintas para estabelecer como a relação nota-avaliação acontece.

Palavras-chave : Avaliação; Nota; Professor; Aluno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )