SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50Desempeño académico discente y su relación con la evaluación de los docentes: propuesta de marco teóricoEl lugar del PAR en la gestión de los sistemas de educación: un análisis de los municipios de Natal/RN y Belém/PA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

TAVARES, Valéria Marques dos Santos; COSTA, Beatriz Moreira da  y  BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. A Cultura Material egípcia do Museu Nacional: Ensino de História através de uma proposta pedagógica. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.163-189. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID15209.

O objetivo desse artigo é analisar a produção de conhecimento histórico escolar através de ações pedagógicas fundamentadas na cultura material egípcia do Museu Nacional. Para tanto, selecionamos a estela de Uerhap-Renefsonb, que pertence ao acervo do Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, utilizando como tema norteador a alimentação. Este tema foi privilegiado porque a alimentação é um ato cultural e histórico, carregado de peculiaridades, simbolismos e significados, presentes desde a sua produção até o seu consumo. Nosso estudo de caso foi uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro. O referencial teórico utilizado foi baseado na Educação Patrimonial e o procedimento metodológico aplicado foi o proposto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), adaptado por Maria de Lourdes Parreiras Horta. Verificou-se a eficácia da ação pedagógica realizada no que diz respeito as fixação e apropriação do conhecimento sobre o tema trabalhado.

Palabras clave : patrimonial; Cultura material; Educação Básica; Egito Antigo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )