SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue50The Egyptian Material Culture of the Museu Nacional: Teaching of History through a pedagogical proposalThe re-signification of objects performed by children in the hospital context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BARBALHO, Maria Goretti Cabral; SILVA, Rute Régis de Oliveira da  and  CAMARGO, Maria Dayse Henriques de. O lugar do PAR na gestão dos sistemas de educação: uma análise dos municípios de Natal/RN e Belém/PA. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.190-218. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14754.

O presente artigo pretende discutir, em primeiro plano, as concepções de gestão identificadas no Plano de Ações Articuladas (PAR); em segundo lugar, alguns aspectos do cenário da gestão educacional definidos pelos municípios de Natal e Belém. O estudo fundamenta-se na análise do referencial bibliográfico e documental pertinente à temática em discussão, além de depoimentos de atores envolvidos na gestão educacional dos municípios pesquisados. A discussão aqui empreendida possibilitou a constatação de que, embora o discurso da gestão democrática apareça na dimensão da gestão educacional do PAR, todo o encaminhamento metodológico do instrumento está direcionado na perspectiva do planejamento estratégico, fundamentado na racionalidade técnica e no controle de resultados, desconsiderando a base pedagógica, política e econômica que torna possível a sua legitimação. Belém e Natal, por não apresentarem as condições políticas e estruturais para a efetivação de seu planejamento educacional, carecem do suporte técnico e financeiro da União.

Keywords : Política educacional; Gestão da educação; Plano de Ações Articuladas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )