SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50La Cultura Material egipcia del Museu Nacional: Enseñanza de la Historia a través a través de una propuesta pedagógicaLa resignificación de objetos realizada por niños en el contexto hospitalario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BARBALHO, Maria Goretti Cabral; SILVA, Rute Régis de Oliveira da  y  CAMARGO, Maria Dayse Henriques de. O lugar do PAR na gestão dos sistemas de educação: uma análise dos municípios de Natal/RN e Belém/PA. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.190-218. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14754.

O presente artigo pretende discutir, em primeiro plano, as concepções de gestão identificadas no Plano de Ações Articuladas (PAR); em segundo lugar, alguns aspectos do cenário da gestão educacional definidos pelos municípios de Natal e Belém. O estudo fundamenta-se na análise do referencial bibliográfico e documental pertinente à temática em discussão, além de depoimentos de atores envolvidos na gestão educacional dos municípios pesquisados. A discussão aqui empreendida possibilitou a constatação de que, embora o discurso da gestão democrática apareça na dimensão da gestão educacional do PAR, todo o encaminhamento metodológico do instrumento está direcionado na perspectiva do planejamento estratégico, fundamentado na racionalidade técnica e no controle de resultados, desconsiderando a base pedagógica, política e econômica que torna possível a sua legitimação. Belém e Natal, por não apresentarem as condições políticas e estruturais para a efetivação de seu planejamento educacional, carecem do suporte técnico e financeiro da União.

Palabras clave : Política educacional; Gestão da educação; Plano de Ações Articuladas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )