SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50El lugar del PAR en la gestión de los sistemas de educación: un análisis de los municipios de Natal/RN y Belém/PALa comprensión sobre socialización y niño en la educación infantil: ¿lo que cambia con el curso de pedagogía? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MEDINA, Alice Maria Corrêa. A ressignificação de objetos realizada por crianças no contexto hospitalar. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.219-268. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14812.

A discussão sobre as relações humanas no contexto hospitalar deve ser abordada de forma mais efetiva pela educação, principalmente quando envolve crianças e adolescentes hospitalizados. O estudo apresenta como objetivo principal a utilização da atividade de produção de histórias, como um meio de ressignificação de objetos hospitalares. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo com crianças e adolescentes entre sete a quatorze anos. Para a aquisição dos dados, utilizou-se a produção de textos e, para a verificação das emoções, foi utilizada uma escala de faces. Os resultados demonstraram modificações entre as relações pessoais dos participantes e entre seus familiares, indicando que é possível transformar o isolamento em união e a tristeza em momentos de descontração na promoção de relações mais humanizadas no contexto hospitalar. Nesse espaço do imaginário, os objetos do ambiente hospitalar poderão se tornar o que a imaginação determinar

Palabras clave : Crianças; Adolescentes; Teatro; Ambiente hospitalar.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )