SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50O lugar do PAR na gestão dos sistemas de educação: uma análise dos municípios de Natal/RN e Belém/PAA compreensão sobre socialização e criança na educação infantil: o que muda com o curso de pedagogia? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MEDINA, Alice Maria Corrêa. A ressignificação de objetos realizada por crianças no contexto hospitalar. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.219-268. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14812.

A discussão sobre as relações humanas no contexto hospitalar deve ser abordada de forma mais efetiva pela educação, principalmente quando envolve crianças e adolescentes hospitalizados. O estudo apresenta como objetivo principal a utilização da atividade de produção de histórias, como um meio de ressignificação de objetos hospitalares. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo com crianças e adolescentes entre sete a quatorze anos. Para a aquisição dos dados, utilizou-se a produção de textos e, para a verificação das emoções, foi utilizada uma escala de faces. Os resultados demonstraram modificações entre as relações pessoais dos participantes e entre seus familiares, indicando que é possível transformar o isolamento em união e a tristeza em momentos de descontração na promoção de relações mais humanizadas no contexto hospitalar. Nesse espaço do imaginário, os objetos do ambiente hospitalar poderão se tornar o que a imaginação determinar

Palavras-chave : Crianças; Adolescentes; Teatro; Ambiente hospitalar.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )