SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue50The re-signification of objects performed by children in the hospital context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FERREIRA, Adir Luiz  and  OLIVEIRA, Maria Patrícia Costa de. A compreensão sobre socialização e criança na educação infantil: o que muda com o curso de pedagogia?. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.269-330. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID16234.

Na formação da pedagogia para a EI-Educação Infantil encontram-se as noções de criança, infância e socialização, temas destacados pela sociologia da infância. Partindo da experiência de estágio dos estudantes que atuaram na EI, identificar-se-ia a compreensão crítica dessas noções? Assim, realizou-se uma pesquisa com as falas dos estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, analisando as concepções de criança e de infância, antes e após entrarem no curso; a importância da EI na formação da criança; a percepção da socialização das crianças; o papel da escola no processo de socialização; e, o olhar da professora diante da atuação infantil na rotina escolar. Como resultado, dificuldades foram reveladas na formação dos professores de EI, devido às carências pedagógicas nos fundamentos sobre infância e socialização. Porém, mesmo tardiamente, o curso provocou mudanças nos estudantes, reconhecendo-se a importância da socialização e da atuação das crianças na escola.

Keywords : Formação docente; Curso de pedagogia; Educação Infantil e infância; Socialização escolar; Sociologia da infância.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )