SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número50A ressignificação de objetos realizada por crianças no contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FERREIRA, Adir Luiz  e  OLIVEIRA, Maria Patrícia Costa de. A compreensão sobre socialização e criança na educação infantil: o que muda com o curso de pedagogia?. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.269-330. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID16234.

Na formação da pedagogia para a EI-Educação Infantil encontram-se as noções de criança, infância e socialização, temas destacados pela sociologia da infância. Partindo da experiência de estágio dos estudantes que atuaram na EI, identificar-se-ia a compreensão crítica dessas noções? Assim, realizou-se uma pesquisa com as falas dos estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, analisando as concepções de criança e de infância, antes e após entrarem no curso; a importância da EI na formação da criança; a percepção da socialização das crianças; o papel da escola no processo de socialização; e, o olhar da professora diante da atuação infantil na rotina escolar. Como resultado, dificuldades foram reveladas na formação dos professores de EI, devido às carências pedagógicas nos fundamentos sobre infância e socialização. Porém, mesmo tardiamente, o curso provocou mudanças nos estudantes, reconhecendo-se a importância da socialização e da atuação das crianças na escola.

Palavras-chave : Formação docente; Curso de pedagogia; Educação Infantil e infância; Socialização escolar; Sociologia da infância.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )