SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue51Construction of know ledge and eurocentrism in Universities: points for a Pluriversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

NUNEZ, Isauro Beltrán  and  BARROSDRA CRISTINA BEZERRA DE. A produção de textos científicos explicativos na formação inicial de professores de Química. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-15711.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15711.

A explicação científica é essencial para a produção dos conhecimentos científicos e para a compreensão dos fenômenos e processos das ciências. Consequentemente, é um conhecimento profissional necessário para a atividade docente, e o professor de Química precisa dominá-lo para obter êxito em sua prática pedagógica, na educação básica. Este artigo objetiva caracterizar o conhecimento de estudantes do curso de licenciatura em Química sobre a explicação científica e a escrita de textos explicativos. O estudo foi realizado com 24 estudantes da disciplina Estágio e Prática de Ensino de Química II. Foi aplicada uma prova pedagógica com perguntas de conteúdo, relacionadas com as questões do estudo. Os resultados evidenciam um baixo domínio desse conhecimento docente assim como a necessidade de se atribuir importância à formação inicial dos graduandos quanto aos processos de comunicação da ciência, para que possam pensar sobre esses processos e aprender a ensiná-los no contexto da educação científica.

Keywords : Escrever; Explicação científica; Conhecimento profissional; Licenciatura em Química.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )