SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue51The production of explanatory scientific texts in the initial training of Chemistry teachersUnderstanding and planning the teaching of spelling by teachers of 2nd cycle of Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

MELO, Alessandro de  and  RIBEIRO, Débora. Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades: apontamentos para uma Pluriversidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-15551.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15551.

O objetivo deste artigo é analisar a universidade ocidental dentro do padrão de poder moderno/colonial, a partir do Pensamento Decolonial Latino-Americano e de autores como Boaventura de Sousa Santos, apontando outras possibilidades epistemológicas que consideram diferentes tipos de conhecimento com equidade e diálogo. Outras possibilidades já estão sendo construídas, a exemplo da PluriversidadAmawtayWasi no Equador, que advém do movimento indígena equatoriano. O conhecimento que emerge e constitui essa pluriversidade difere consideravelmente dos ideais do conhecimento ocidental de objetividade, neutralidade, separação mente e corpo, razão e emoção, produzido por um corpo seleto de especialistas. A radicalidade desse empreendimento indígena se expressa também no reconhecimento da sua proposta como antieurocêntrica e decolonizadora do conhecimento. Ao assumirem a interculturalidade crítica e o diálogo de saberes, como pressupostos básicos na construção do conhecimento e para a transformação de toda a sociedade, atuam nessa direção.

Keywords : Pensamento Decolonial Latino-Americano; Eurocentrismo; Pluriversidad AmawtayWasi; Interculturalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )