SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número51La producción de textos científicos explicativos en la formación inicial de profesores de QuímicaComprensión y planificación de la enseñanza de ortografía por profesores del 2º ciclo de la enseñanza fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MELO, Alessandro de  y  RIBEIRO, Débora. Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades: apontamentos para uma Pluriversidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-15551.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15551.

O objetivo deste artigo é analisar a universidade ocidental dentro do padrão de poder moderno/colonial, a partir do Pensamento Decolonial Latino-Americano e de autores como Boaventura de Sousa Santos, apontando outras possibilidades epistemológicas que consideram diferentes tipos de conhecimento com equidade e diálogo. Outras possibilidades já estão sendo construídas, a exemplo da PluriversidadAmawtayWasi no Equador, que advém do movimento indígena equatoriano. O conhecimento que emerge e constitui essa pluriversidade difere consideravelmente dos ideais do conhecimento ocidental de objetividade, neutralidade, separação mente e corpo, razão e emoção, produzido por um corpo seleto de especialistas. A radicalidade desse empreendimento indígena se expressa também no reconhecimento da sua proposta como antieurocêntrica e decolonizadora do conhecimento. Ao assumirem a interculturalidade crítica e o diálogo de saberes, como pressupostos básicos na construção do conhecimento e para a transformação de toda a sociedade, atuam nessa direção.

Palabras clave : Pensamento Decolonial Latino-Americano; Eurocentrismo; Pluriversidad AmawtayWasi; Interculturalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )