SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número51A produção de textos científicos explicativos na formação inicial de professores de QuímicaCompreensão e planejamento do ensino de ortografia por professores do 2º ciclo do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MELO, Alessandro de  e  RIBEIRO, Débora. Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades: apontamentos para uma Pluriversidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-15551.  Epub 13-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15551.

O objetivo deste artigo é analisar a universidade ocidental dentro do padrão de poder moderno/colonial, a partir do Pensamento Decolonial Latino-Americano e de autores como Boaventura de Sousa Santos, apontando outras possibilidades epistemológicas que consideram diferentes tipos de conhecimento com equidade e diálogo. Outras possibilidades já estão sendo construídas, a exemplo da PluriversidadAmawtayWasi no Equador, que advém do movimento indígena equatoriano. O conhecimento que emerge e constitui essa pluriversidade difere consideravelmente dos ideais do conhecimento ocidental de objetividade, neutralidade, separação mente e corpo, razão e emoção, produzido por um corpo seleto de especialistas. A radicalidade desse empreendimento indígena se expressa também no reconhecimento da sua proposta como antieurocêntrica e decolonizadora do conhecimento. Ao assumirem a interculturalidade crítica e o diálogo de saberes, como pressupostos básicos na construção do conhecimento e para a transformação de toda a sociedade, atuam nessa direção.

Palavras-chave : Pensamento Decolonial Latino-Americano; Eurocentrismo; Pluriversidad AmawtayWasi; Interculturalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )