SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número51Construcción del conocimiento y eurocentrismo en las Universidades: apuntes para una PluriversidadLa enseñanza de filosofía en las perspectivas inter y transdisciplinar: un análisis de la problemática ontológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MELO, Jessica Albuquerque de; NOBREGA, Lays Cândido de Barros Andrade de  y  PESSOA, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves. Compreensão e planejamento do ensino de ortografia por professores do 2º ciclo do ensino fundamental. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-16161.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id16161.

O objetivo desse estudo é o de identificar o modo que os professores do 2º ciclo do ensino fundamental compreendem e constroem metas para o ensino da ortografia, enfocando, especificamente, o trabalho com as relações letra-som da Norma Ortográfica da Língua Portuguesa. Tomamos como referência a classificação da ortografia elaborada por Morais (1998). Segundo esse autor a Norma Ortográfica apresenta regularidades (diretas, contextuais e morfológicas) e irregularidades em sua relação letra-som. Participaram dessa pesquisa 20 professores do 2º Ciclo de dois municípios da região metropolitana do Recife, sendo 10 professores de cada município (5 professores do 4º ano e 5 professores do 5º ano, de cada município). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Os resultados apontaram que 80% dos professores entrevistados não tratavam a ortografia como objeto específico de ensino, nesse sentido não havia um planejamento voltado para as especificidades da relação letra-som da norma ortográfica.

Palabras clave : Metas de ensino; Norma ortográfica; Língua portuguesa; Planejamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )