SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número51Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades: apontamentos para uma PluriversidadeO ensino de filosofia nas perspectivas inter e transdisciplinar:uma análise da problemática ontológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

MELO, Jessica Albuquerque de; NOBREGA, Lays Cândido de Barros Andrade de  e  PESSOA, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves. Compreensão e planejamento do ensino de ortografia por professores do 2º ciclo do ensino fundamental. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-16161.  Epub 13-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id16161.

O objetivo desse estudo é o de identificar o modo que os professores do 2º ciclo do ensino fundamental compreendem e constroem metas para o ensino da ortografia, enfocando, especificamente, o trabalho com as relações letra-som da Norma Ortográfica da Língua Portuguesa. Tomamos como referência a classificação da ortografia elaborada por Morais (1998). Segundo esse autor a Norma Ortográfica apresenta regularidades (diretas, contextuais e morfológicas) e irregularidades em sua relação letra-som. Participaram dessa pesquisa 20 professores do 2º Ciclo de dois municípios da região metropolitana do Recife, sendo 10 professores de cada município (5 professores do 4º ano e 5 professores do 5º ano, de cada município). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Os resultados apontaram que 80% dos professores entrevistados não tratavam a ortografia como objeto específico de ensino, nesse sentido não havia um planejamento voltado para as especificidades da relação letra-som da norma ortográfica.

Palavras-chave : Metas de ensino; Norma ortográfica; Língua portuguesa; Planejamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )