SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue51Work and pedagogyLarge-scale evaluation in Brazil: between federative coordination and the ethos of the evaluative State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

COSTA, Oberdan Santos da  and  GOUVEIA, Luis Borges. Educação superior a distância: fatores preditores da evasão anteriores a admissão de estudantes. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-15671.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15671.

Baseado em estudos anteriores na área da evasão voluntária de estudantes adultos não tradicionais, o presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender os fatores preditores da evasão voluntária de estudantes anteriores a admissão nas instituições de ensino superior a distância, tais como: sexo, idade, etnia, estado civil, entre outros. Objetivando maior proximidade com o universo desse estudo, adota-se a pesquisa do tipo exploratória, pois o método envolve o levantamento de trabalhos de tese, dissertação e artigos científicos na literatura nacional e internacional. Os resultados desse estudo revelaram que os fatores preventivos de evasão anteriores a admissão, incluindo idade, sexo, educação anterior, Grade Point Average GPA, números de cursos concluídos a distância e habilidades de gerenciamento de tempo são significativos para a prevenção da evasão voluntária de estudantes adultos e proporcionam informação para o desenvolvimento de intervenção precoce. Os resultados auxiliam também os pesquisadores a focar os seus estudos.

Keywords : Educação a distância; Preditores; Evasão; Fatores; Admissão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )