SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número51Trabalho e pedagogiaAvaliação em larga escala no Brasil: entre a coordenação federativa e o ethos do Estado-avaliador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

COSTA, Oberdan Santos da  e  GOUVEIA, Luis Borges. Educação superior a distância: fatores preditores da evasão anteriores a admissão de estudantes. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-15671.  Epub 13-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15671.

Baseado em estudos anteriores na área da evasão voluntária de estudantes adultos não tradicionais, o presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender os fatores preditores da evasão voluntária de estudantes anteriores a admissão nas instituições de ensino superior a distância, tais como: sexo, idade, etnia, estado civil, entre outros. Objetivando maior proximidade com o universo desse estudo, adota-se a pesquisa do tipo exploratória, pois o método envolve o levantamento de trabalhos de tese, dissertação e artigos científicos na literatura nacional e internacional. Os resultados desse estudo revelaram que os fatores preventivos de evasão anteriores a admissão, incluindo idade, sexo, educação anterior, Grade Point Average GPA, números de cursos concluídos a distância e habilidades de gerenciamento de tempo são significativos para a prevenção da evasão voluntária de estudantes adultos e proporcionam informação para o desenvolvimento de intervenção precoce. Os resultados auxiliam também os pesquisadores a focar os seus estudos.

Palavras-chave : Educação a distância; Preditores; Evasão; Fatores; Admissão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )