SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número51O Serviço de Assistência São José Operário: da assistência social à educação para cegos (1956-1963) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

REGO, Maria Carmem Freire Diógenes  e  PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Referencias formativas do Grupo de Estudos Práticas Educativas em Movimento. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-15546.  Epub 13-Set-2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15546.

O Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenado pela professora Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco (1994-2018), desenvolveu ações formativas para a formação de professores nos Estados do Rio Grande do Norte, de São Paulo e do Rio de Janeiro. O presente trabalho analisa as práticas escolares resultantes das referidas ações formativas em conformidade com o pensamento e a práxis pedagógica sistematizada por Paulo Freire. Em termos de conclusão, o estudo identificou os princípios que orientam as ações formativas do GEPEM: o sujeito como ser histórico-social faz parte de uma determinada comunidade; o conhecimento é construído nas relações sociais; e a realidade local é geradora de conteúdo. Ademais, considera a perspectiva freiriana de dialogicidade e de construção coletiva a partir da ação-reflexão-ação e do processo de conscientização.

Palavras-chave : Pensamento e práxis de Paulo Freire; Formação de professores; Ações formativas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )