SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue52Analysis of digital technologies use by school principals and teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BETHENCOURT, María Teresa  and  VILLEGAS, María Margarita. Jovens estudantes ligados à Universidade: processos, interações e práticas de subjetivação. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.52, e16158.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id16158.

Neste trabalho examinamos as práticas de subjetivação inerentes ao processo de compreensão de ser um estudante universitário, vivido por jovens estudantes a carreira docente, que são narrados na universidade. Os textos (narrativas) e metatextos (entrevistas e revistas de aulas), produzidos por dez alunos de diferentes especialidades, durante o desenvolvimento de um curso oferecido em uma universidade pública venezuelana de formação de professores, constituem o corpo textual analítico coletado no contexto da pesquisa etnográfica. Seu tratamento resultou em três categorias de descobertas: a) aceitação das expectativas sociais; b) reconhecimento das virtudes da universidade e c) reconfiguração simbólica. Conclui-se que o vínculo com a universidade exige proximidade e comunhão entre os interesses pessoais e culturais, que ocorrem quando os jovens chegam a questionar-se como parte do sistema universitário e o significado que eles compartilham no campo.

Keywords : Subjetivação; Narrativas; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )